A Taça Olímpica (em língua francesa: Coupe Olympique) é a mais alta honraria do desporto mundial, sendo considerada o Prêmio Nobel do esporte. Também chamada de Taça de Honra, foi instituída pelo Barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, e é atualmente concedida pelo Comitê Olímpico Internacional.
Para merecer o troféu, procede-se uma longa análise pelo COI, em que são observados diversos requisitos, como estar ligado às práticas desportivas, à prestação de serviços sociais e à pátria, bem como ter contribuído para o desenvolvimento do olimpismo, o que foi comprovado brilhantemente pelo Fluminense ao longo dos anos anteriores.
A partir da década de 50, o Comitê Olímpico Internacional decidiu não mais conferir a Taça Olímpica, que se encontra no Museu Olímpico, na cidade suíça de Lausanne, a clubes e personalidades.
O Fluminense Football Club é o único clube a ter seu nome gravado na Taça Olímpica. Conquistada pelo Tricolor das Laranjeiras em 1949, o Fluminense é também a única instituição de futebol do mundo a detê-la. Ele foi o último clube a recebê-la.